Henk Van Twillert e Pedro Santos

Henk Van Twillert

Henk Van TwillertO Saxofonista Henk van Twillert (1959) estudou no Conservatório Sweelinck em Amesterdão, Conservatório de Amesterdão, com Ed Bogaard, onde obteve o diploma de solista com distinção. Em 1979 fundou o famoso “ASQ – Amsterdam Saxophone Quarteto. Este quarteto gravou uma vasta discografia e fez digressões de sucesso com inúmeros músicos famosos, incluindo Jaap van Zweden, Wayenberg Daniel e Han Bennink . Entre outros, foram concertos notáveis o concerto final da EXPO ’98 em Lisboa e a abertura do estádio Arena do Ajax, em Amesterdão. Em 1993, Henk van Twillert lançou-se numa carreira a solo fundando o “Amsterdam Soloist Quintet”, com o qual gravou diversos trabalhos discográficos de grande sucesso destacando-se o CD “Tango, um tributo a Astor Piazzolla”, com a violinista Sonja van Beek.

2001 foi um marco na carreira de Henk van Twillert, quando gravou as famosas “Suites para Violoncelo” de Johann Sebastian Bach. Em 2002, Van Twillert gravou um CD de fado Português, “Saudades”, com a participação especial de Carlos do Carmo. Em 2006 e 2007, van Twillert foi convidado para o prestigiado Festival de Música em Newport, USA, com soprano Inessa Galante. Entre 2009 e 2011, Henk van Twillert residiu em Nova York onde trabalhou no seu doutoramento “Bach and the Blowing Bowing – As Suites para Violoncelo no Saxofone”.

Henk van Twillert é professor de saxofone na ESMAE, Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo no Porto, onde formou a Orquestra Portuguesa de Saxofones e o grupo de saxofones internacional, Vento do Norte. Após 25 anos como docente de saxofone permanente no conservatório de Amesterdão decidiu tornar-se “Guest Teacher” para dispor de mais tempo para todos os seus projetos. Henk Van Twillert combina sempre o amor pela música e ensino combinado concertos com workshops e masterclasses para os diferentes locais do mundo para onde é convidado. No bolso, leva sempre o seu programa de música especial para as crianças “Stars of the Future”.

Henk van Twillert website: http://www.saxunlimited.com

 

Pedro Santos

Pedro SantosNatural de Almada, iniciou os seus estudos musicais aos 5 anos no Instituto Musical Matono com o professor Joaquim Raposo (pai do pianista António Rosado), sendo mais tarde aluno do professor Vitorino Matono com quem concluiu o curso de Acordeão com elevada classificação.

Em 1982 obteve o 4º lugar no Certame Internacional de Acordeão em Bilbao, na categoria Junior-concertista.

No mesmo ano obteve o 2º lugar no Certame Internacional de Acordeão em San Sebastian, na mesma categoria.

Em 1985 foi vencedor no Troféu Ibérico de Acordeão na categoria de Concertistas Juniores. Em 1989 foi vencedor do 1º Trofeu Nacional de Concertistas de Acordeão na Categoria Sénior. Em 1991 foi convidado pela Orquestra Sinfónica do Porto (a extinta Régie) para actuar num tema interpretado pelo Tenor Luciano Pavarotti no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Tem Participado em Grupos de Musica de Câmara, Orquestras, nomeadamente a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Solistas de Lisboa, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Nacional do Porto e Orquestra Sinfonieta de Lisboa. Actuou em duo com a violoncelista Irene Lima no Festival Terras Sem Sombra 2011, em Grândola.

Formou com o seu colega Paulo Ferreira o DUO DAMIAN (tendo como objectivo a divulgação do acordeão de concerto) que tem actuado por todo o país e estrangeiro, nomeadamente França e Itália. Tem também um Duo Canto/Acordeão com o Barítono José Corvelo, abrangendo repertorio variado que vai desde trechos de ópera, passando por musicais Americanos, modinhas Brasileiras e, não podendo de modo algum esquecer os tangos de Carlos Gardel e as celebérrimas canções Napolitanas.

É membro-fundador do Quinteto Lusotango (www.lusotango.pt) e do Trio Urbanensemble (www.urban-ensemble.com). Desde 2006 que é músico residente dos Concertos para Bebés (www.concertosparabebes.com).

Tem também participações a nível musical com os grupos de Teatro “Cornucópia”, “O Bando” e “Novo Grupo”, com as cantoras Dulce Pontes, Tereza Salgueiro, Mafalda Arnauth, Mísia, com José Mário Branco, Carlos Alberto Moniz, Hélder Moutinho, com o músico canadiano Bem Charest, com o compositor Eugénio Rodrigues, Daniel Schevetz, entre outros…