João Costa
violoncelo

João CostaComeçou os seus estudos de Violoncelo com Jorge Ribeiro, com quem estudou até ingressar no Ensino Superior.

Frequentou cursos de Aperfeiçoamento e Master Classes de Violoncelo com Paulo Gaio Lima, Maria de Macedo, Clélia Vital e Irene Lima, entre outros, e participou em estágios da Orquestras Portuguesa da Juventude, das Escolas de Música Particulares e Luso-Francesa.

Na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo é-lhe concedido o “Apoio aos melhores alunos de cada curso” e nesse mesmo ano é bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 1997 termina o Curso Superior na Classe de Jed Barahal.

Gravou para a banda sonora de filmes (dos realizadores Saguenail e Manoel de Oliveira) e para diversos grupos (Silence 4, Vozes da Rádio, A.D.N., Phase, Mesa e Pedro Abrunhosa).

Foi membro do quarteto de cordas “Ethos” e colaborou com várias orquestras profissionais, destacando-se a Orquestra de Salão do Jardim Passos Manuel do Coliseu do Porto, a Orquestra do Norte e a Orquestra de Câmara MUSICARE, dirigida pelo Maestro Cesário Costa, desde a sua fundação.

Foi professor de violoncelo, música de câmara e classes de conjunto em diversas escolas do ensino vocacional de música (Escola de Música de Perosinho, Escola Municipal de Música da Póvoa de Varzim, Conservatório de Música Dr. Azeredo Perdigão (Viseu), Conservatório de Águeda, Escola de Música de Esposende, Academia de Música de Castelo de Paiva, entre outras).

Foi o responsável pedagógico pela criação da Escola de Música de Perosinho, tendo sido seu director pedagógico e responsável pela criação e implementação do projeto educativo entre 1996 e 2009; neste momento, para além de professor de violoncelo e de classes de conjunto instrumentais, é membro da direcção pedagógica e Diretor Artístico da escola.

Enquanto director artístico foi responsável pela concepção e implementação de dezenas de projectos artísticos e pedagógicos, destacando-se a criação de mais de uma dezena de óperas infantis, a direcção da Orquestra PER GAYA (orquestra semi-profissional) em concertos em Festivais Internacionais de Música e noutros eventos de regionais e nacionais, a participação em projectos com a Casa da Música, como os projectos Sonópolis, Aniquibobó e Sons da Rua, e em projectos internacionais como o projeto Coménius “Water my flower” e o “Língua Mãe”, concebido pelo músico Naná Vasconcelos para as Comemorações dos 50 anos da cidade de Brasília.

Para além da formação base enquanto músico, é detentor de um Mestrado em Ciências da Educação – Área Educação e Lazer (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto) e é doutorando do Curso Doutoral de Educação Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.