Apresentação

 

De 28 de Julho a 4 de Agosto, irá realizar-se em Montalegre a primeira edição do FESTIVAL MÚSICA JÚNIOR.

 

Festival Música Júnior

 

Cerca de 150 a 200 estudantes, oriundos das melhores escolas de música de Portugal e de Espanha estarão ao longo de 8 dias em intensa actividade musical, com ensaios de Naipe e Tutti, Master-Classes, concertos da Orquestra de Cordas e Orquestra Sinfónica, Big Band e Coro, supervisionados por um colectivo dos melhores professores dos dois países, num ambiente musical único e com especial sabor das férias.

Este ano, será dado o primeiro passo na criação de um Festival de Música Erudita e de Jazz de âmbito Internacional vocacionado para uma faixa etária entre os 8 e os 21 anos de idade, com o objectivo divulgar o potencial artístico/musical dos jovens talentos.

Este evento tem uma componente de descentralização muito vincada e será organizado estrategicamente numa região do país caracterizada por uma oferta cultural limitada, abrindo a participação a jovens que não sejam estudantes de música, a participarem nesta festa integrando o Coro Juvenil.

Os professores deste Festival serão os principais artistas nos principais concertos de descentralização, estando contemplados concertos em várias localidades da região.

Para descontrair após os ensaios, supervisionados por professores e sempre em segurança, haverá inúmeras actividades ao ar livre, jogos tradicionais, campeonatos de futebol, kayak, BTT, rappel, escalada, a piscina e banhos em cascatas naturais, entre tantas outras.

A edição deste ano será dedicada ao JAZZ e os convidados especiais são grandes músicos consagrados do panorama musical português: o pianista Mário Laginha, a cantora Maria João.

O resultado final desta semana será apresentado em dois concertos finais que decorrerão em Montalegre – Auditório do Pavilhão Multiusos e Vila Real no Palco Exterior do Teatro.

O convite estende-se igualmente a toda a família para passar férias no decorrer do Festival, usufruindo dos alojamentos e do potencial turístico da região Barrosã. Uma zona de uma pureza quase intocável que oferece aos visitantes paisagens de um colorido intenso, a rudeza das suas montanhas, o esplendor dos seus carvalhais, os rios – Cávado e Rabagão e as extensas albufeiras que oferecem excelentes espaços de desporto e lazer.